Tanto o climatizador evaporativo como o ar-condicionado são aparelhos utilizados com a finalidade de deixar os ambientes mais frios, mas mesmo com a função dos dois aparelhos sendo bem semelhantes, seus funcionamentos são diferentes e é necessário saber os benefícios e qualidades de cada um para escolher o que mais se encaixa nas suas necessidades antes de realizar a compra.

 

O funcionamento do climatizador evaporativo X ar-condicionado

 

Em primeiro lugar iremos destacar e detalhar as diferenças no funcionamento dos dois aparelhos, para assim ajudarmos em sua escolha para uma compra mais consciente. O climatizador evaporativo resfria o ar por meio de um processo de evaporação da água e possui uma “colmeia” de celulose molhada, por onde o ar passa antes de ir para o ambiente.

Este processo, além de reduzir a temperatura do ambiente em até 10ºC, renova e umidifica o ar, aumentando o conforto e o bem-estar das pessoas e aliviando o calor. Este aparelho possui uma eficiência maior em ambientes de clima seco, porém funciona em todos os lugares, não importando a temperatura.

Já o funcionamento do ar-condicionado é um pouco complicado e bem mais complexo, pois depende de um processo semelhante ao de uma geladeira e possui pelo menos dois motores elétricos, um responsável por realizar o processo de compressão do gás refrigerante e outro para realizar a movimentação do ar (ventilador).

Dentro do aparelho há um conjunto de serpentinas que contém gás-refrigerante e é responsável por esfriar o ar do ambiente e para que ocorra este processo é utilizado uma substância chamada R-22, composta por cloro, carbono e flúor.

Esta substância fica dentro do aparelho em uma temperatura de 7ºC e passa do estado líquido ao gasoso utilizando um conjunto de condensadores e evaporadores, assim, o aparelho de ar-condicionado troca calor com o ar, resfriando-o.

 

Vantagens e desvantagens do climatizador evaporativo X ar-condicionado

 

Para começar, o climatizador evaporativo consome 90% de energia a menos do que o ar-condicionado, seus componentes são recicláveis e é possível utilizar a água da chuva no aparelho, além disso o consumo de água é 100% devolvido ao ambiente e de forma absolutamente limpa, tornando-o um aparelho sustentável. Seu custo também é mais baixo se comparado ao ar-condicionado. O climatizador evaporativo umidifica o ar e serve como filtro natural, entregando o ar resfriado mais limpo do que o inspirado, renovando o ar do ambiente.

Já o ar-condicionado, apesar de apresentar a possibilidade de o usuário controlar a temperatura do ambiente para a que o agrada mais, podendo até mesmo aquecer o ar, gera um alto consumo de energia elétrica, além de ter uma instalação e manutenção complicadas e de custo inicial alto. Também pode ressecar o ar, prejudicando a respiração das pessoas que estiverem em contato com o ambiente. Ao contrário do climatizador evaporativo, o ar-condicionado não renova o ar do ambiente e pode facilitar a transmissão de doenças e ainda contribui para a emissão de gases danosos na camada de ozônio, ou seja, não é um produto sustentável.

 

Climatizador evaporativo: o campeão

 

Com essa comparação ficou fácil perceber que o climatizador evaporativo ganha do ar-condicionado em muitos aspectos, além de ter um funcionamento mais simples, é mais barato e sustentável, não prejudicando a saúde de quem estiver em contato com o ambiente. A Ventitec Li-Ar conta com vários modelos de climatizadores evaporativos, garantimos qualidade em nossos produtos e serviços.