A tecnologia e as diretrizes de proteção ao meio ambiente abriram espaço para a criação de métodos de resfriamento do ar que não emitem gases poluentes e consomem menos energia se comparados aos equipamentos de ar condicionado. O climatizador evaporativo utiliza o princípio da evaporação da água para reduzir a temperatura de locais pequenos, médios e grandes.

Constituído por um ventilador, uma bomba de água, um reservatório e células de um papel que não absorve a água, o climatizador evaporativo tem sido cada vez mais adotado por indústrias e empresas, pois reduz a temperatura ambiente em até 10 graus e, ainda, mantém o ar umidificado, devolvendo-o limpo à atmosfera.

Quais são as vantagens do climatizador evaporativo?

Ao contrário dos sistemas de ar condicionado, o climatizador evaporativo não solta gases no meio ambiente, consome cerca de 90% menos de energia elétrica para funcionar, precisa apenas de água para resfriar o ambiente e, ainda, é totalmente comprometido com o meio ambiente, estando alinhado a empresas “verdes”. Outra vantagem é que o climatizador evaporativo pode ser aplicado a ambientes abertos, ao contrário do ar condicionado.

 

O que é climatizador evaporativo: como ele funciona?

O climatizador evaporativo funciona da seguinte maneira: o ar externo é puxado por um ventilador; depois, passa pelas células de papel molhadas pela água. Na sequência, o ar seco e quente absorve a umidade e reduz a temperatura por meio da evaporação da água. E o melhor: sem sprays de água. Climatizadores evaporativos industriais atuam sob o mesmo princípio, porém são mais robustos para abranger locais como galpões, por exemplo.

 

Conheça os modelos de climatizador evaporativo na Ventitec

A Ventitec é a melhor parceira de quem deseja implementar um sistema de climatização evaporativa em uma residência, escritório ou indústria. Trabalhamos com diversos modelos de climatizador evaporativo e temos a melhor solução, de acordo com a sua necessidade. Entre em contato conosco e veja como escolher o melhor climatizador evaporativo!