A emissão de gases na atmosfera é algo que preocupa inúmeras empresas, comprometidas com o meio ambiente, bem como governos, que estipulam valores que devem ser seguidos por indústrias e grandes produtores de gases. Para garantir que isso aconteça existe o lavador de gases, equipamento simples, mas que controla a poluição do ar.

O objetivo do lavador de gases é remover o material particulado de um fluxo de gás. Isso acontece por meio da colisão dessas partículas com gotas de um meio de lavagem, fazendo com que fiquem retidas e impedindo sua saída para o meio ambiente. Depois, meios mecânicos simples, como o eliminador de gotas, garantem a remoção dessas partículas umidificadas.

 

O que é um lavador de gases

Além do funcionamento citado acima, é essencial mencionar que o lavador de gases necessita de energia para nebulizar o meio de lavagem e garantir a mistura gotas-partículas. Nele, o meio de lavagem é injetado no centro do disco e refletido por um anteparo. Posteriormente, a alta velocidade relativa entre o fluxo de gás que passa pela seção anular e o meio de lavagem garante a atomização das partículas.

 

O que é um lavador de gases ciclônico

O lavador de gases ciclônico, ao contrário dos modelos mais simples, utiliza o princípio do ciclone e é construído como torres. Com elevada eficiência, esses lavadores são indicados para partículas maiores que 1 mícron. Entre suas vantagens estão o menor rebatimento de partículas na parede do equipamento, já que trabalham com injeção de água.

 

Conheça as opções de lavador de gases com a Ventitec

A Ventitec é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado de lavador de gases. Por isso, tem credenciais para identificar a melhor opção para o seu negócio e cuidar da manutenção desse equipamento. Se a sua necessidade é lavador de gases entre em contato com nossa equipe e faça um bom negócio!