O lavador de gases é um equipamento industrial projetado para remover o fluxo de gases e poluentes vindos de processos industriais e/ou comerciais. O lavador remove o poluente particulado através de um fluxo de gás e para criar este fluxo, emite partículas de água que colidem com o poluente, realizando uma lavagem. A partir do derramamento das gotículas de água no local ocupado pelos poluentes, essas partículas ficam umidificadas, tornando mais fácil sua remoção, geralmente feita de forma mecânica com um dispositivo chamado eliminador de gotas.

Onde geralmente estes lavadores de gases são utilizados?

 

O lavador de gases é utilizado geralmente em indústrias metalúrgicas, petroquímicas, indústrias de base, na purificação de gases de fornos a lenha e churrasqueiras, em usinas de álcool, asfalto e açúcar, na fabricação de papel e indústrias gráficas, no processo de mineração, moagem e britagem, em fornos, fornalhas, incineradores, caldeiras e estufas, em projetos especiais e em muitos outros locais.

Benefícios para o ambiente e para sua indústria

 

Além de ajudar a diminuir a emissão de poluentes gerados pelas indústrias, assunto que sempre foi muito polêmico e discutido Brasil afora, os lavadores de gases também são vantajosos para a própria indústria, pois tratam ao mesmo tempo de poluentes no estado líquido, sólido e gasoso, não apresentam restrição quanto à temperatura e umidade dos gases, podendo também operar nas mais severas condições de trabalho, controlar substâncias combustíveis e/ou explosivas e controlar partículas adesivas. A Ventitec Li-Ar oferece lavadores de gases de qualidade, além de equipamentos antipoluição, coletor de pó industrial e muitos outros equipamentos necessários para sua indústria, entre em contato conosco e solicite um orçamento.