O sistema de climatização evaporativa é alvo de muitas dúvidas e algumas informações que não condizem com a realidade. Isso porque é comum que muitas pessoas o comparem com o ar condicionado ou pensem que essa solução é cara, ineficiente ou ocupa muito espaço.
Ao absorver o ar quente do ambiente, resfriá-lo com água e devolvê-lo mais fresco, o climatizador evaporativo tem capacidade de reduzir a temperatura de muitos ambientes e não emite gases poluentes na atmosfera.
Você tem dúvidas sobre o climatizador evaporativo? A seguir, esclarecemos 5 grandes mitos referentes a essa solução:
Como ainda é pequeno o número de pessoas que tem contato com o climatizador evaporativo, existe um mito em relação à sua segurança para a saúde. Aqui, vale destacar que essa tecnologia possui tecnologia contra mofo e bactérias, evitando a propagação de agentes causadores de problemas respiratórios.
Equipados com filtro HEPA, que retém até 99,9% das impurezas contidas no ar, os climatizadores evaporativos eliminam micropartículas como bactérias, vírus e ácaros.
Diferentemente dos aparelhos de ar condicionado, que possuem instalação mais complexa e que precisam ter a quantidade de BTU/h calculada, os climatizadores evaporativos são adaptáveis a qualquer ambiente.
As versões portáteis, inclusive, podem ser levadas para todos os cômodos dentro de casa. Escritórios, galpões e ambientes grandes também podem receber essa tecnologia.
A manutenção de sistemas de climatização evaporativa é mais barata que a de um equipamento de ar condicionado. Isso acontece porque seu funcionamento é simples e, além disso, as peças são muito mais baratas.
Outro fator é o baixo índice de problemas nos climatizadores. Confiáveis e bastante seguros, eles apenas necessitam de limpeza constante e cuidados básicos para que funcionem perfeitamente.
Os climatizadores evaporativos não liberam gotículas de água ou névoa. Isso acontece com climatizadores de aspersão de água e não os evaporativos.
Com sua tecnologia, o climatizador evaporativo deixa o ambiente mais frio sem a necessidade de eliminar gotículas, que acabam por molhar objetos e incomodar as pessoas.
Embora sejam muito simples e eficientes, os sistemas evaporativos precisam de limpeza periódica. Para tanto, é preciso seguir as orientações contidas no manual do produto.
A frequência da limpeza depende da exposição do produto à poeira e de sua localização, como em cidades cuja poluição é alta demais. Nesses casos mais extremos, o período indicado para limpeza é de duas semanas.
Agora que você já sabe como o sistema de climatização evaporativa funciona, que tal instalá-lo em seu trabalho ou residência?
Cerca de 90% mais econômico que o ar condicionado, sustentável, eficiente e versátil, ele pode ser solução ideal para você.