O climatizador evaporativo é um equipamento que puxa o ar quente do ambiente e, por meio de um ventilador, faz seu resfriamento com água e devolve ar fresco e umidificado. Ele é capaz de resfriar o ar ambiente em até 20 graus, melhorando a qualidade do ambiente, mas ainda há alguns mitos sobre seu funcionamento.

O sistema de climatização evaporativo oferece muitos benefícios às pessoas e aos locais em que é instalado. Ele pode favorecer tanto ambientes residenciais quanto comerciais e industriais. Com muitas funcionalidades, vale a pena esclarecer os mitos em relação a ele!

 

Mito 1 – Climatizadores só refrescam

Climatizadores evaporativos, ao contrário do que muitos acreditam, não apenas refrescam o ambiente, mas também diminuem a temperatura.

O que pode acontecer é de um climatizador portátil ser colocado em ambientes grandes demais, diminuindo sua capacidade de redução da temperatura. Entretanto, um sistema de climatização pode, sim, renovar o ar e diminuir até 20 graus no termômetro.

 

Mito 2 – O resfriamento evaporativo não funciona em locais fechados

Sistemas de resfriamento evaporativo são muito usados em feiras, parques, shows e eventos. Por isso, é comum que as pessoas acreditem que ele só é eficiente nesses locais.

Essa é uma das aplicações do climatizador evaporativo, mas ele também pode ser muito útil em espaços fechados, como salas, escritórios e lojas. Tanto locais isolados e fechados quanto espaços abertos se beneficiam dessa solução.

 

Mito 3 – Climatizadores ajudam a disseminar vírus

O climatizador evaporativo beneficia pessoas que tenham problemas respiratórios. Isso porque, além de elevar a umidade do ar, evita o sangramento e ressecamento das vias respiratórias.

Outra vantagem é a renovação do ar, que é sugado e devolvido ao ambiente filtrado, graças ao filtro HEPA, que retém até 99% das impurezas contidas no ar.

 

Mito 4 – Sistemas evaporativos não substituem ar-condicionado

O sistema evaporativo pode substituir condicionadores de ar, desde que haja um sistema bem planejado de climatização no ambiente.

Empresas, lojas e estabelecimentos comerciais podem economizar muito com essa substituição, que traz muito conforto térmico às pessoas.

 

Mito 5 – Climatizadores lançam gotículas de água

Climatizadores evaporativos não molham o ambiente ou lançam gotículas de ar ou névoa. Existem modelos que trabalham sem fazer aspersão da água, dependendo da necessidade do local.

É possível, sim, instalar climatizadores em locais secos e que não possam ser molhados, tais como escritórios, salas com equipamentos eletrônicos, etc.

 

Viu como muitas informações sobre os climatizadores são mito? Se tiver mais alguma dúvida, fale com a Ventitec. Somos especializados em sistemas de climatização e podemos te ajudar a escolher a melhor solução!