O sistema de climatização é indicado para os mais variados ambientes, pois, além de reduzir a temperatura, renova o ar e eleva a umidade dos ambientes. Entretanto, ainda existem muitos mitos sobre os climatizadores evaporativos.

 

Ao puxar o ar quente do ambiente, por meio de um ventilador, resfriá-lo com água e devolvê-lo fresco e livre de impurezas, o sistema de climatização é muito eficiente e indicado para os mais variados espaços.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens desse sistema, totalmente comprometido com o meio ambiente, a seguir, listamos alguns mitos em relação aos climatizadores evaporativos. Veja!

 

 

Mito 1 – Climatizadores só refrescam o ar

 

 

O climatizador de ambiente pode resfriar o temperatura em até 10 graus. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, ele permite que espaços residenciais, industriais e comerciais fiquem muito mais agradáveis.

 

Na comparação com os equipamentos de ar-condicionado, o climatizador traz as vantagens de não emitir poluentes na atmosfera e gerar uma economia de até 90% de energia elétrica.

 

Outra vantagem é que, com filtros anti-mofo e antibacteriano, os climatizadores evitam a propagação de agentes nocivos à respiração.

 

 

Mito 2 – A climatização é indicada só para locais abertos

 

 

É bastante comum ver espaços abertos equipados com sistemas de climatização. Por isso, muitas pessoas acreditam que eles se adaptam somente a esses locais, o que não é verdade.

 

Escritórios, salas, galpões e outros tantos ambientes podem receber um sistema de climatização evaporativo. Ele, inclusive, permite que o local fique aberto, sem vedação, para funcionar perfeitamente.

 

 

Mito 3 – A manutenção de um climatizador é cara

 

Na comparação com um sistema de ar condicionado, a manutenção do climatizador evaporativo é muito mais econômica.

 

Isso porque seu funcionamento é simples e as peças são baratas. No médio e longo prazo, esse sistema se mostra bastante eficiente e de baixo custo.

 

Se bem feita, a manutenção do equipamento engloba apenas uma limpeza periódica – algo bastante simples na comparação com equipamentos de ar-condicionado.

 

 

Mito 4 – Climatizadores evaporativos lançam gotículas ou névoa

 

Os sistemas de climatização evaporativa não liberam gotículas de ar ou névoa no ambiente.

 

Os modelos que fazem isso são os de aspersão de água e, portanto, não têm relação com os climatizadores.

 

Dessa forma, o sistema de resfriamento evaporativo deixa o ambiente mais frio sem molhar objetos ou o chão. Assim, pode ser instalado em escritórios ou em residências.

 

 

Mito 5 – Climatizadores prejudicam a saúde

 

Essa é uma informação totalmente equivocada. Na verdade, o climatizador evaporativo eleva a umidade do ambiente e renova o ar, prevenindo doenças e evitando a proliferação de bactérias.

 

Quem sofre de problemas respiratórios tem, no climatizador evaporativo, um grande aliado. Além de elevar a umidade do ar, ele também possui um filtro que retém até 99% das impurezas contidas nele, eliminando bactérias, vírus e ácaros.

 

 

 

Se você está pensando em investir em um sistema de climatização evaporativa, é fundamental conhecer bem essa solução para eliminar mitos e tomar a decisão correta.

 

Conte com a Ventitec para encontrar a solução mais adequada à sua necessidade. Nossos consultores estão prontos para te atender!