Manter o conforto térmico e a boa ventilação na indústria vai muito além do simples cumprimento das leis brasileiras e das normas de segurança que regulamentam o setor. Apesar de notas feitas e estudos publicadas o fato e que altas temperaturas, má ventilação e más condições de produção estão associadas a um aumento de erros e acidentes no local de trabalho, ainda há gerentes que continuam a ignorar esses fatos.
Melhorar a eficiência energética de um sistema de exaustão pode ajudar a reduzir os custos de energia e as emissões de gases de efeito estufa. Nesse artigo veremos algumas das melhores práticas para melhorar a eficiência de energia de um sistema de exaustão.
Redução de tamanho do sistema: Um sistema de exaustão superdimensionado consome mais energia do que um sistema dimensionado corretamente. Portanto, é importante avaliar o tamanho do sistema e ajustá-lo para atender ás necessidades de exaustão.
Utilização dos variadores de frequência: Para você que desconhece, os variadores de frequência permitem controlar a velocidade dos motores dos ventiladores de exaustão, ajustando-os corretamente de acordo com as necessidades de exaustão. Dessa maneira, você estará reduzindo o consumo de energia em comparação com a utilização de um moto de velocidade fixa.
Utilização de sistemas de recuperação de calor: De forma geral, os sistemas de recuperação de calor permitem recuperar o calor gerado pelo processo de utilizá-lo para pré aquecer o ar de entrada do sistema de exaustão. Com isso você reduzirá a necessidade de aquecimento adicional e, consequentemente, reduzir o consumo de energia.
Limpeza constante do sistema: Um sistema de exaustão sujo ou obstruído pode aumentar a resistência ao fluxo de ar e, portanto, aumentar o consumo de energia. A limpeza regular dos filtros de ar e das tubulações, pode melhorar a eficiência energética do sistema.
Utilize equipamentos de alta eficiência: Os ventiladores de alta eficiência são projetados para o mesmo fluxo de ar com um consumo de energia menor. Portanto, a substituição de ventiladores antigos por ventiladores de alta eficiência pode melhorar significativamente a eficiência energética do sistema de exaustão.
Utilizar sistemas de controle: Os sistemas de controle de exaustão permitem programar o funcionamento dos motores de ventiladores de exaustão de acordo com a demanda de exaustão, evitando assim o funcionamento desnecessário do sistema e reduzindo o consumo de energia.
Avaliação completa da localização do sistema: A localização do sistema de exaustão pode afetar a eficiência energética. Portanto, é importante avaliar a localização do sistema e as condições externas, como exposição á luz solar, para determinar a melhor posição para instalação.
Para garantir um sistema de exaustão completa, você deve confiar em uma empresa de qualidade e que garanta a durabilidade, confie na Ventitec , a número um em toda região e que garante tudo que você precisa!