A saúde e bem-estar dos colaboradores é um fator importante para a gestão. Tendo em vista que, é importante ter colaboradores saudáveis para que eles possam desempenhar suas funções na indústria.
Por isso, antes de investir na climatização da indústria é importante avaliar se é melhor adquirir condicionadores de ar ou climatizadores. Visando que a saúde de todos que compartilham o ambiente seja preservada.
O climatizador evaporativo que também é conhecido como climatizador industrial é capaz de reduzir a temperatura do ambiente e economizar até 90% de energia elétrica.
Esse tipo de equipamento funciona realizando a constante troca de ar no ambiente, o que reduz o risco de doenças respiratórias.
Com o climatizador, o ambiente pode ficar até 12% mais fresco, além de haver o controle da qualidade do ar.
Além disso, quando o climatizador é instalado em um espaço, ele não precisa ficar de portas fechadas. Na realidade, é possível que as portas e janelas continuem abertos enquanto o climatizador é usado.
Por isso, um pátio de indústria por exemplo não precisará ficar isolado dos demais setores por estar climatizado.
Eles gelam mais o ambiente, deixando a temperatura controlada de acordo com a necessidade do espaço.
No entanto, o condicionador de ar não melhora a qualidade do ar que será respirado na indústria. Por isso, é comum que em salas com esses equipamentos se um colaborador adoecer de gripe, todos os outros serão infectados.
Uma vez que todos estão dividindo o ar que é constantemente reciclado e por isso, todos podem acabar se contaminando pela mesma doença respiratória. Além disso, o ambiente fica com o ar mais “ressecado”, o que pode ser problemático durante o inverno.
Por esse motivo, é importantíssimo que sejam feitas manutenções periódicas com o objetivo de realizar a limpeza do condicionador de ar. Assim, o risco de disseminação de doenças respiratórias diminui.
Em alguns casos, os climatizadores industriais são mais caros que aparelhos condicionadores de ar. No entanto, cabe uma ressalva para quem deseja economizar.
O climatizador é mais econômico no uso de energia elétrica, além de ser mais saudável para quem respira o ar diariamente.
Um climatizador pode consumir até 90% menos de energia que um condicionador de ar. Por isso mesmo, é interessante investir na aquisição caso o climatizador seja pouco mais caro para adquirir.
Tendo em vista que, o climatizador será mais econômico e saudável no longo prazo. Contribuindo para que seu espaço seja mais propício para o trabalho a ser executado sem que isso pese no orçamento mensal com conta de luz elevada.