A instalação dos climatizadores evaporativos rende, em algumas pessoas, dúvidas a respeito de sua adaptação aos espaços e equipamentos eletrônicos. Será que eles emitem umidade que danifica computadores? Será que molham o chão?

 

Essas e outras questões são dúvidas comuns de quem está interessado em um sistema de climatização evaporativa. Entretanto, é primordial entender que nem sempre esses mitos fazem sentido.

 

Para te ajudar a entender melhor o funcionamento desses sistemas, a seguir, falamos mais sobre os climatizadores evaporativos.

 

 

Como funcionam os climatizadores evaporativos. Eles soltam água?

 

O climatizador de ar é um equipamento que tem a função de renovar o ar do ambiente, mantendo-o limpo e fresco. Ideal para quem sofre de problemas respiratórios, esse equipamento umidifica o local em que estão instalados.

 

No que diz respeito ao funcionamento de computadores e outros equipamentos presentes em escritórios, por exemplo, o climatizador evaporativo não traz prejuízo algum.

 

Muitas pessoas acreditam que esses climatizadores soltem água e, por isso, tenham a capacidade de danificar o que estiver por perto. Entretanto, se o ponto de instalação for seco e não ficar diretamente em cima dos equipamentos, não há risco algum.

 

 

Grandes variações de temperatura prejudicam os computadores?

 

Tanto altas temperaturas quanto termômetros lá embaixo podem comprometer o funcionamento de equipamentos como computadores. E isso não necessariamente está ligado ao climatizador evaporativo.

 

O climatizador de ar mantém a umidade relativa do ar em uma porcentagem segura para seres humanos e computadores. Por isso, a chance de ele estar muito seco ou úmido não existe.

 

Quando o local está seco em excesso há aumento da elasticidade estática, que pode ser muito prejudicial para componentes eletrônicos. Isso pode, inclusive, levar a um curto circuito.

 

Já as temperaturas muito altas pode aquecer os computadores em demasiado. Nesse momento, entram em cena os coolers do equipamentos, que o resfriam, porém, pode acontecer de o computador apresentar lentidão ou falhas.

 

Os climatizadores evaporativos têm exatamente a função de preservarem o funcionamento desses equipamentos. Isso porque ele não resfria demais e nem esquenta em excesso o local. Sua tarefa é renovar o ar e manter o ambiente limpo e fresco.

 

 

Descartado o mito de que os climatizadores evaporativos prejudicam a saúde dos computadores, agora é hora de você investir nessa tecnologia.

 

A confecção de um projeto de climatização deve levar em conta o tamanho do ambiente, suas necessidades e, assim, planejar quantos equipamentos serão necessários para deixar o espaço confortável e aconchegante.

 

Fale com um de nossos consultores e veja como o climatizador evaporativo só traz benefícios e a você e ao seu negócio!