A saúde e bem-estar dos colaboradores é um fator importante para a gestão. Tendo em vista que, é importante ter colaboradores saudáveis para que eles possam desempenhar suas funções na indústria.

Por isso, antes de investir na climatização da indústria é importante avaliar se é melhor adquirir condicionadores de ar ou climatizadores. Visando que a saúde de todos que compartilham o ambiente seja preservada.

 

Climatizadores industriais: performance e saúde como aliados

O climatizador evaporativo que também é conhecido como climatizador industrial é capaz de reduzir a temperatura do ambiente e economizar até 90% de energia elétrica.

Esse tipo de equipamento funciona realizando a constante troca de ar no ambiente, o que reduz o risco de doenças respiratórias.

Com o climatizador, o ambiente pode ficar até 12% mais fresco, além de haver o controle da qualidade do ar.

Além disso, quando o climatizador é instalado em um espaço, ele não precisa ficar de portas fechadas. Na realidade, é possível que as portas e janelas continuem abertos enquanto o climatizador é usado.

Por isso, um pátio de indústria por exemplo não precisará ficar isolado dos demais setores por estar climatizado.

 

E os espaços que usam condicionador de ar?

Eles gelam mais o ambiente, deixando a temperatura controlada de acordo com a necessidade do espaço.

No entanto, o condicionador de ar não melhora a qualidade do ar que será respirado na indústria. Por isso, é comum que em salas com esses equipamentos se um colaborador adoecer de gripe, todos os outros serão infectados.

Uma vez que todos estão dividindo o ar que é constantemente reciclado e por isso, todos podem acabar se contaminando pela mesma doença respiratória. Além disso, o ambiente fica com o ar mais “ressecado”, o que pode ser problemático durante o inverno.

Por esse motivo, é importantíssimo que sejam feitas manutenções periódicas com o objetivo de realizar a limpeza do condicionador de ar. Assim, o risco de disseminação de doenças respiratórias diminui.

 

Custos de utilização

Em alguns casos, os climatizadores industriais são mais caros que aparelhos condicionadores de ar. No entanto, cabe uma ressalva para quem deseja economizar.

O climatizador é mais econômico no uso de energia elétrica, além de ser mais saudável para quem respira o ar diariamente.

Um climatizador pode consumir até 90% menos de energia que um condicionador de ar. Por isso mesmo, é interessante investir na aquisição caso o climatizador seja pouco mais caro para adquirir.

Tendo em vista que, o climatizador será mais econômico e saudável no longo prazo. Contribuindo para que seu espaço seja mais propício para o trabalho a ser executado sem que isso pese no orçamento mensal com conta de luz elevada.