Os cuidados com a limpeza e saúde dos profissionais que trabalham em um ambiente industrial são indispensáveis e obrigatórios de acordo com a lei. Quem faz uso do coletor de pó deve estar sempre atento ao bom funcionamento desse dispositivo e, por isso, a manutenção preventiva é fundamental e evita paradas desnecessárias.

 

Indústrias dos mais variados segmentos emitem resíduos de suas operações e isso pode trazer malefícios à saúde dos colaboradores. Além disso, o ambiente de trabalho pode ficar sujo e inadequado para que os profissionais trabalhem. Com a manutenção preventiva dos coletores de pó industriais nada disso acontece.

 

Como deve ser feita a manutenção preventiva dos coletores de pó

 

Para que funcione bem, o coletor de pó deve ser dimensionado de maneira adequada. Esse é o primeiro cuidado para garantir que ele funcione bem. Por isso, é importante verificar o diâmetro da boca de aspiração que será conectada e a melhor velocidade de aspiração – feita com o anemômetro.

 

Feito isso, o coletor de pó, que possui reservatórios e mangas filtrantes, deve receber alguns cuidados. O primeiro deles é bater os filtros diariamente para que o pó impregnado nos poros caia no reservatório, deixando a manga filtrante sempre limpa. Assim, elevam-se a vida útil e a eficiência do exaustor.

 

A importância de limpar os coletores de pó industriais

 

De fácil manutenção, os coletores de pó devem ter seus filtros verificados com frequência. Confeccionados de diversos materiais, geralmente 100% poliéster, esses filtros devem, preferencialmente, ser limpos manualmente todos os dias, antes de o equipamento ser ligado.

 

Os elementos filtrantes devem ser lavados e substituídos de acordo com o seu estado, que pode variar com umidade, entupimento, condensação e outras condições. Além disso, elementos mecânicos devem ser lubrificados constantemente para garantir seu perfeito funcionamento.

 

Coletor de pó industrial: quando fazer a manutenção preventiva

 

A periodicidade da limpeza do coletor de pó industrial varia de acordo com a aplicação do equipamento. Entretanto, ela deve ser feita sempre antes que os resíduos atinjam as mangas filtrantes e gerem entupimento da peça.

 

Além disso, é fundamental que seja utilizada uma tubulação metálica para máquinas maiores. Ela é mais segura e gera economia de energia na comparação com as mangueiras flexíveis. O período de troca das mangas nunca deve ultrapassar 18 meses.

 

Garanta a durabilidade do coletor de pó industrial. Fale com a Ventitec

 

A Ventitec atua no segmento de coletores industriais há anos. Por isso, somos especialistas em garantir que esses equipamentos funcionem de maneira perfeita e sem interrupções.

 

Fale conosco e solicite um orçamento para adquirir ou realizar a manutenção dessas peças. Ao fazer isso você preza pela excelência dos seus serviços, minimiza gastos desnecessários e cuida da saúde dos profissionais que trabalham no seu negócio.