A busca por mais conforto térmico nos ambientes é constante, seja em casa ou no trabalho. Quando as temperaturas aumentam, é comum que se busquem soluções como o climatizador evaporativo, porém é fundamental saber como escolher o melhor equipamento.

Em geral, as pessoas tendem a considerar informações como preço, marca e design. Entretanto, há outros aspectos que devem ser considerados quando o assunto são climatizadores evaporativos. A seguir, falaremos sobre eles.

 

Passo a passo para escolher o melhor climatizador

Primeiramente, é importante se informar antes de investir em um climatizador evaporativo. É preciso entender aspectos como funcionamento, gasto de energia, capacidade de refrigeração, etc.

Utilizar um climatizador evaporativo é muito econômico e eficiente na comparação com outras formas de climatização. Entretanto, se mal escolhido, esse equipamento pode não render o efeito desejado e gerar insatisfações.

 

  1. No momento de avaliar a compra de um climatizadorpesquise quantos m2 ele alcança. O cálculo correto para ter um climatizador eficiente é, primeiramente, verificar quantos metros cúbicos o local possui.

Tendo esse dado, basta multiplicar por 30, que é a quantidade de trocas de ar normatizada para os climatizadores evaporativos.

O resultado ajudará a verificar se o ambiente poderá ser atendido por um ou mais climatizadores, de acordo com a capacidade exposta em sua embalagem ou no manual de instruções.

 

  1. É importante, ainda, verificar a carcaça, ou seja, parte externa do climatizador.Alguns equipamentos têm essa região confeccionada de plástico produzido na China, o que, em caso de problemas, transforma a reposição de peças em algo mais difícil.

Existem, ainda, produtos confeccionados em fibra de vidro, fabricados no Brasil, com assistência técnica local e facilidade de peças de reposição.

 

  1. Níveis de ruído dizem muito sobre o climatizador e devem ser verificados. Além das questões envolvendo eficiência e qualidade, é importante verificar se o item a ser adquirido não é muito barulhento.

Caso não seja possível realizar um teste prévio com o aparelho funcionando, colete o máximo de informações possíveis através de outras pessoas que já adquiriram o mesmo produto e o utilizam em casa ou na empresa.

 

  1. manutenção do climatizador evaporativo também é um ponto importante. Se bem feita, ela evita problemas com relação a ferrugem, poeira e entupimentos das peças.

Por isso mesmo, ela deve ser feita preferencialmente pela mesma empresa que realizou a instalação, em função das garantias relacionadas ao serviço.

 

Gostou das dicas? Agora fica muito mais simples de escolher um climatizador evaporativo.

Se precisar de ajuda, fale com a Ventitec. Somos especialistas em climatizadores evaporativos e soluções relacionadas a esses produtos!