Quando se fala no tema “climatizador”, logo vêm à cabeça os equipamentos instalados dentro dos ambientes. Locais resfriados e com temperatura agradável, além de umidade do ar confortável, são as imagens que surgem quando pensamos nesse tipo de solução. Vale destacar, no entanto, que o climatizador também pode ser utilizado em ambientes externos.

Com baixo consumo de energia elétrica, versões compactas e alta eficiência, o climatizador evaporativo também é indicado para locais como galpões, coberturas ou anexos. Isso porque ele traz conforto e renova o ar desses ambientes, que muitas vezes podem ficar excessivamente quentes ou abafados.

 

Como funciona o climatizador para ambientes externos

O climatizador evaporativo funciona de maneira bastante diferente do ar-condicionado. Isso porque ele consome bem menos energia, renova o ar do espaço e umidifica o ar.

Seu funcionamento acontece a partir de um ventilador e um sistema de evaporação de água, que reduz a temperatura ambiente.

Basicamente, o funcionamento do climatizador é o seguinte:

  • O ventilador aspira o ar externo por meio de um painel;
  • Dentro do sistema, a água circula e evapora quando entra em contato com o ar;
  • O ar produzido sai frio, sem nebulização ou gotículas.

 

Mais eficiente quando o clima está quente e seco, o climatizador evaporativo pode melhorar o ar em diversas condições. Quando falamos de ambientes externos, os benefícios são percebidos em maior sensação de bem-estar e conforto de quem estiver presente no local.

Galpões, espaços que trabalham com as portas abertas, linhas de produção e eventos diversos realizados ao ar livre se beneficiam do climatizador evaporativo externo. Por meio de sua tecnologia, ele deixa o ambiente agradável e renova o ar, eliminando fumaça, odores e poeira.

 

Benefícios de investir em um climatizador evaporativo externo

O climatizador evaporativo externo, além de eficiente, gera uma economia considerável no consumo de energia se comparado a um ar-condicionado, por exemplo.

Estima-se que essa economia seja de 95%, além, é claro de esse produto oferecer custo de instalação baixo, assim como de manutenção e operação.

Quando utilizado em ambientes externos, o climatizador evaporativo é ainda mais amigo do meio ambiente. Isso porque ele não contém compressores, circuitos de alta pressão, tubos isolados ou condensadores.

Se você precisa de climatizadores evaporativos para áreas externas, entre em contato com a Ventitec. Temos décadas de experiência nesse segmento e oferecemos equipamentos de diversos tamanhos e especificações, adequados à sua necessidade.