O sistema de exaustão é indicado para aspirar os gases nocivos de um ambiente ou controlar a emissão de gases em um ponto gerador de contaminantes, lançando o ar em outro lugar. Entender seu uso e principais aplicações é essencial para investir no melhor equipamento para a sua empresa ou indústria.
Antes de ser liberado na atmosfera, o ar que passa pelo sistema de exaustão é totalmente filtrado. Para garantir que esse processo seja perfeito, existem diversos tipos de filtros, que se adaptam aos gases com os quais eles deverão trabalhar.
Quer entender melhor o funcionamento e as aplicações do sistema de exaustão? Acompanhe!
O sistema de exaustão retira os contaminantes dos gases e lança o ar em outro lugar. Filtrado antes de ser liberado, este ar passa por filtros específicos, escolhidos de acordo com cada tipo de gás.
A aspiração pode ser feita por meio de captores, que fazem a sucção do pó ou gases provenientes de ferramentas ou processos industriais. Em áreas maiores, a aspiração pode ser feita por meio de coifas, instaladas na parte alta do ambiente e eficazes na captação de gases.
Um sistema de exaustão pode ser utilizado em ambientes pequenos, como uma sala de trabalho ou cozinha, até um galpão de fábrica. O exaustor faz a movimentação do ar com contaminantes e o encaminha para o filtro para, depois, ser lançado à atmosfera.
Dependendo do tamanho do sistema de exaustão, ele pode conter:
Com um sistema de exaustão bem planejado, é possível diluir os gases e arrastá-los com o ar. Isso reduz as chances de contaminação no ambiente e faz com que o local possa ser utilizado sem a necessidade de máscaras e cilindros de oxigênio.
A Ventitec é especializada em sistemas de exaustão e pode te ajudar a encontrar a melhor solução para as suas necessidades. Fale com nossos especialistas e veja como é fácil ter acesso a soluções de ponta contra os gases!