Os filtros manga, amplamente utilizados em diversos segmentos para filtrar e eliminar partículas sólidas provenientes do fluxo de gases industriais, são confeccionados sob medida. As dimensões variam de acordo com a necessidade de cada local.

 

Basicamente, os filtros manga são constituídos por mangas filtrantes, gaiolas, chapa-espelho, válvula de diafragma, reservatório de ar comprimido, tubos de sopragem e moega. Seu funcionamento é relativamente simples, porém uma manutenção em dia é fundamental para que sejam obtidos os melhores resultados.

 

 

Quais são os componentes dos filtros de manga?

 

A seguir, explicamos quais são e como atuam os componentes dos filtros de manga:

 

 

Mangas filtrantes:cilindros que permitem a passagem do ar, enquanto retêm as partículas sólidas. É preciso higienizá-las, pois, com o tempo, ficam impregnadas de partículas. Podem ser feitas de tecidos ou materiais cerâmicos porosos.

 

Gaiolas: armações metálicas que sustentam as mangas filtrantes, organizando-as em fileiras.

 

Chapa-espelho: essa chapa é utilizada para a fixação das gaiolas e das mangas filtrantes.

 

Válvula de diafragma ou de escape rápido:controla a passagem do ar comprimido para limpar as mangas.

 

Reservatório de ar comprimido: necessário para a limpeza das mangas. Deve ter capacidade suficiente para que a sopragem de ar comprimido seja constante durante o processo.

 

Tubos de sopragem:esses tubos metálicos distribuem e direcionam os jatos de ar comprimido nas mangas de uma mesma fileira.

 

Moega: retém as partículas que entram em alta velocidade e recolhe as que se desprendem das mangas.

 

 

Como trabalha o filtro de manga?

 

O processo de filtragem do filtro manga se dá por meio da introdução do ar contaminado no compartimento das mangas. Depois, esse particulado fica retido no tecido das mangas e é eliminado pela moega.

 

Na sequência, o ar sem partículas é direcionado para os bocais da parte superior do filtro. Por meio de pressão, a descarga de ar limpo acontece para a atmosfera.

 

 

Faça seu projeto de filtro manga com a Ventitec

 

Qualquer tipo de indústria que emita particulados na atmosfera necessita do filtro manga. Se você tem um projeto desse tipo, traga-o para a Ventitec!

 

Temos décadas de atuação nesse segmento e podemos te ajudar na produção, execução e manutenção dos sistemas. Tudo com o máximo de profissionalismo e baixos custos.