Indispensável para diversas aplicações industriais, o filtro manga – também conhecido como filtro de manga – é um equipamento utilizado na indústria para filtrar e eliminar partículas sólidas presentes no fluxo de gases industriais. Sua capacidade de remover grandes cargas de maneira não seletiva transformou esse acessório em indispensável para várias aplicações.

 

Fabricado de acordo com a necessidade e especificação de cada cliente, o filtro manga pode ter dimensões variáveis. Basicamente, ele funciona da seguinte maneira: gases carregados de pó atravessam a camada porosa de um tecido, que separa o pó do gás transportador, fazendo com que o resíduo caia no coletor de pó.

 

Os materiais que realizam a filtragem são tecidos lanosos e não lanosos feitos de fibras naturais ou sintéticas, bem como fibras inorgânicas (fibras de vidro, minerais ou metais).

 

Qual é a composição do filtro manga?

 

O filtro manga é composto por alguns elementos, independentemente de sua aplicação. São eles:

 

  • Mangas filtrantes: cilindros por onde o ar passa enquanto retém as partículas sólidas. Diversas mangas são utilizadas para compor um filtro. Sua higienização periódica é feita com jatos de ar comprimido ou lavagem;

 

  • Gaiolas: armações metálicas que sustentam as mangas filtrantes, organizando-as em fileiras;

 

  • Chapa-espelho: utilizada para fixar as gaiolas e mangas filtrantes;

 

  • Válvula de diafragma ou de escape rápido: controla a passagem do ar comprimido para limpar as mangas;

 

  • Reservatório de ar comprimido: fundamental para a limpeza das mangas;

 

  • Tubos de Sopragem: distribuem e direcionam os jatos de ar comprimido nas mangas de uma mesma fileira;

 

  • Moega: local que retém as partículas que entram em alta velocidade e recolhem as que se desprendem das mangas.

Quem se beneficia do uso do filtro manga?

O filtro de manga é utilizado para controlar a emissão de poluentes na atmosfera. Utilizados em larga escala por diversos tipos de indústria, controlam a emissão de particulado e são altamente recomendados na comparação com equipamentos como precipitadores eletrostáticos, ciclones ou lavadores de gases. A ótima relação custo x benefício é um dos destaques desse equipamento.

 

Quais são os benefícios do filtro manga?

A maior vantagem dos filtros de mangas é, além da redução da emissão de poluentes na atmosfera, é o custo x benefício. Sua versatilidade é outro destaque, pois é possível adaptar esse item a diferentes tipos de indústrias e necessidades, por meio de projetos customizados. Uma vantagem adicional do filtro de manga é o pós-tratamento do particulado, haja vista que ele gera um dejeto seco.

 

Faça o seu projeto de filtro manga com a Ventitec

Temos experiência de décadas no segmento de filtragem de gases. Por isso mesmo, somos especialistas em projetos de filtro manga para diferentes tipos de indústrias. Fale com um de nossos profissionais e veja como podemos te ajudar a chegar à melhor e mais econômica solução para o seu negócio!