Empresas e indústrias em geral têm inúmeros deveres no que diz respeito à saúde de seus profissionais. É fundamental que eles adotam ferramentas e soluções para melhorar o ambiente e elevar a segurança. Nesse momento, a climatização do espaço é indispensável.

 

A qualidade do ar é muito importante para o desenvolvimento de um bom trabalho. Além disso, ela garante que os profissionais que trabalham em indústrias tenham mais saúde pulmonar, respirando um ar umidificado e limpo.

 

Quer saber por que você deve adotar um sistema de climatização em empresas e indústrias? A gente te explica!

 

 

A importância da climatização do ambiente para o trabalho

 

 

Empresas e indústrias têm salas com vários colaboradores, galpões de trabalho ou ambientes que acabam recebendo pouca ventilação.

 

Esse ar que fica localizado nas áreas fechadas é diferente do encontrado fora e, por isso, pode conter bactérias, vírus  e outros complicadores de saúde.

 

Grande parte das indústrias e empresas têm níveis de umidade e temperatura inadequados. Por que isso acontece? Porque não se investiu em um sistema de climatização do ambiente.

 

Excesso de frio, calor, ar muito seco ou úmido demais… Esses são problemas comuns no ambiente de trabalho e que podem trazer danos à saúde. O resultado são afastamentos, gastos excessivos e tensão no trabalho.

 

 

Riscos de não investir na climatização de ambientes

 

A constante presença de compostos químicos e partículas tóxicas nas indústrias é um perigo para quem frequenta estes ambientes fechados.

 

Quando não há abertura e ventilação suficientes há dificuldade para renovar o ar, o que reduz a produtividade de todos que ali trabalham.

 

Alguns dos problemas desencadeados pela má qualidade do ar em ambientes de trabalho são:

 

·     Falta de disposição;

·     Irritação dos olhos;

·     Tonturas e náuseas;

·     Garganta seca;

·     Congestão nasal;

·     Tosse;

·     Vômitos;

·     Diarreia;

·     Dermatites.

 

 

Há, ainda, o aumento da incidência de doenças respiratórias, tais como tuberculose, asma, rinite, sinusite e gripes.

 

Para evitar que isso aconteça existe o climatizador de ambiente, que faz parte da norma NR15 para garantir um ambiente sadio para se trabalhar.

 

 

Vantagens de se optar pelo climatizador de ar

 

A melhor alternativa para ambientes de trabalho é o climatizador. Isso porque ele mantém a temperatura homogênea e realiza a troca constante do ar – algo que o aparelho de ar condicionado não faz.

 

Para as indústrias, os climatizadores evaporativos com grande capacidade de vazão são os mais indicados. Eles são econômicos e exigem baixa manutenção.

 

Essa troca deixa o ar mais limpo, fresco e livre dos odores e partículas que trazem problemas à saúde.

 

 

A Ventitec trabalha, há décadas, com o fornecimento de sistemas de climatização de ar. Temos a solução para o seu negócio, independentemente da solução.

 

Fale conosco e veja como é possível elevar a qualidade e segurança do trabalho com esse sistema!