A emissão de particulados para a atmosfera é uma preocupação constante das empresas, que seguem diretrizes de sustentabilidade e precisam, cada vez mais, se tornarem “verdes”. Nesse momento, entram em cena os filtros de manga, que controlam emissões nocivas ao meio ambiente e, por consequência, precisam estar sempre em ordem.
Diante do grande uso dos filtros de manga por parte de empresas e indústrias aumentaram, também, o número de fabricantes desse tipo de produto, que é oferecido em diversas especificações e qualidades. Para garantir o rendimento máximo dos filtros de manga, portanto, é fundamental observar alguns pontos, que listaremos a seguir:
Para otimizar o rendimento do filtro de manga é preciso averiguar, antes de tudo, suas limitações, especificações, a área filtrante e a correta operação do filtro. Se esses quesitos não forem observados certamente o filtro de manga não será utilizado da melhor forma, gerando gastos maiores.
Em geral, os filtros de manga determinados pelos órgãos ambientais não devem emitir mais do que 0,05 g/m3 ou 50 mg/m3 na atmosfera independentemente da concentração inicial de pó, que pode ser originário de pigmentos metálicos, adubos, fuligem, minerais, fumos metálicos, pós de cimento, cereais, etc. Para aplicações secas há os filtros ciclone, filtro de mangas e precipitador eletrostático.
Preocupar-se com a limpeza constante do filtro de manga é uma das medidas mais eficientes para garantir seu alto rendimento. Para locais com baixa necessidade de filtragem, o filtro com limpeza de jato pulsante demanda menor área filtrante e consome menos material, sendo o mais econômico.
A Ventitec é uma empresa com vasto conhecimento e atuação no mercado de filtro de manga e, por isso, é a parceira ideal para recomendar o melhor filtro manga, bem como medidas para garantir seu rendimento máximo. Entre em contato com nossa equipe para conhecer os tipos de filtro de manga disponíveis e o que melhor atende às suas necessidades.