O climatizador evaporativo é uma das tecnologias que mais tem ganhado espaço nos escritórios, indústrias e até residências. Isso porque, além de resfriar o ambiente, ele tem grande economia de energia elétrica e funciona de maneira limpa, por meio do processo de evaporação da água a frio, reduzindo a temperatura em até 12°C.

Com o crescimento de sua popularidade, é normal que os climatizadores evaporativos sejam alvos de mitos ou informações erradas. Isso compromete o entendimento da tecnologia e pode até prejudicar a escolha por determinado produto.

Para evitar que isso aconteça, que tal conhecer os principais mitos sobre o uso do climatizador evaporativo? Veja, a seguir, as dicas que selecionamos!

 

5 mitos sobre o uso do climatizador evaporativo

 

Os principais mitos envolvendo o uso e a aquisição de um climatizador evaporativo são:

 

1. Climatizador evaporativo custa caro

Climatizador evaporativo, por ser baseado em uma tecnologia simples e natural, é até 90% mais econômico do que um ar condicionado comum, sabia? Além disso, a taxa de manutenção é bem econômica e as peças, quando é necessário fazer a sua troca, são têm preços muito acessíveis.

 

2. Climatizadores só funcionam em ambientes abertos

Este mito tem origem na grande capacidade que o climatizador tem em ambientes abertos. Entretanto, ele também tem ótimos resultados em locais fechados, como galpões, escritórios ou salas, por exemplo.

 

3. O climatizador evaporativo deixa o ambiente úmido 

Como utiliza uma tecnologia natural, baseada no ciclo da água, o climatizador evaporativo muitas vezes pode ser confundido como uma tecnologia que molha ou solta gotículas no ambiente. Toda a água dos climatizadores permanece dentro do aparelho, então, este equipamento é bastante seguro.

 

4. Climatizadores evaporativos não precisam de limpeza

Climatizadores evaporativos são muito seguros e fáceis de manusear, mas também precisam de limpeza. É recomendável uma higienização regular e manutenção, como qualquer equipamento.

 

5. Climatizador evaporativo não resfria o ambiente

Este mito se refere aos climatizadores de baixa potência, usados apenas para trazer mais conforto térmico ao ambiente. Entretanto, os climatizadores evaporativos são muito mais eficientes e podem, sim, reduzir a temperatura de um local em até 12 graus.

Depois de conferir os principais mitos quando o assunto é climatizador evaporativo, é preciso entender alguns pontos:

 

A Ventitec é especialista em climatizadores evaporativos. Fale conosco e obtenha assessoria completa para escolher o melhor climatizador, de acordo com as suas necessidades!