Quase todos os segmentos da indústria se beneficiam do sistema de ventilação e exaustão, praticamente obrigatórios em diferentes instalações. Além de melhorar a circulação do ar, esse sistema ajuda a equilibrar a temperatura, remover o ar contaminado e diluir gases. Por essas e por outras razões, investir nesse sistema é fundamental.

A principal função de um sistema de exaustão é evitar a disseminação de doenças e manter a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa. Entretanto, seu uso vai além e inclui a preservação de equipamentos e maquinários, reduzindo a temperatura de motores, por exemplo.

Basicamente, um sistema de ventilação e exaustão é composto por:

  • Ventiladores;
  • Captores;
  • Coifas;
  • Tubulação;
  • Exaustores;
  • Filtros de ar (Metálicos Telas Corrugadas, Metálicos Colmeia Alumínio, Descartável, Multibolsas, entre outros);
  • Serpentinas;
  • Dampers;
  • Abafadores de ruídos.

 

Há inúmeras vantagens de se optar por um sistema de exaustão e ventilação. Para citar as 5 principais, podemos elencar:

 

  1. Reduz os custos de investimento e operação

Com o sistema funcionando de forma correta e sem imprevistos, uma indústria minimiza custos de investimento e operação, já que há menor necessidade de fazer manutenção de equipamentos e trocar componentes. Com temperatura menor, menos resíduos e gases, tudo funciona melhor e os resultados são mais consistentes.

 

  1. Traz mais conforto térmico ao ambiente

Ambientes que reúnem muitos profissionais necessitam de uma ventilação adequada para que não fiquem muito quentes ou abafados. O sistema de exaustão industrial oferece muito mais conforto térmico e faz com que os colaboradores de uma indústria fiquem mais motivados e saudáveis. Além disso, há menor risco de disseminação de doenças.

 

  1. Elimina gases, maus cheiros, vapores e partículas nocivas

Todos os gases eliminados no processo industrial necessitam de uma solução adequada para não trazerem riscos à saúde e ao meio ambiente. Com o sistema de exaustão, os gases são absorvidos e tratados de forma correta, bem como os maus cheiros, vapores e partículas nocivas, que, por lei, devem ser eliminados.

 

  1. Aumenta a produtividade dos funcionários

Com um ambiente mais limpo, livre de gases e confortável termicamente, os colaboradores ficam muito mais à vontade para trabalhar e têm a produtividade elevada. O sistema de exaustão industrial é indispensável em muitas aplicações e, por isso, deve estar presente nos projetos de ventilação e exaustão desses locais.

 

  1. Ajuda na conservação de máquinas e equipamentos

Máquinas e equipamentos, para operarem de maneira correta, necessitam de um ambiente com temperatura adequada, bem como livre de gases e elementos nocivos à sua estrutura. Com o exaustor, esses sistemas são preservados e, consequentemente, têm menor risco de quebra e manutenção.

A Ventitec é especialista em sistemas de exaustão, ventilação e climatização. Fale conosco e veja como nossos especialistas podem te ajudar a implementar um projeto desse tipo!