Ventitec

Lavador de gases: como funciona e por que investir em um?

Lavador de gases: como funciona e por que investir em um?

Lavador de gases: como funciona e por que investir em um?

O lavador de gases é um equipamento indispensável para o controle da poluição do ar. Por isso mesmo, ele atua removendo o material particulado de um fluxo de gás ao fazer com que as partículas colidam com gotas por meio de uma lavagem – por isso o nome “lavador de gases”.

 

Indispensáveis para determinados setores industriais, os lavadores de gases reduzem vapores básicos e ácidos, controlando odores e despoluindo tanques. Dentre os produtos que podem ser eliminados com seu uso estão fuligem, lixamentos, pó de carvão, talco e vapores de gordura. Além disso, resfria os gases e os neutraliza.

 

Como funciona um lavador de gases?

O funcionamento do lavador de gases ocorre da seguinte maneira: por meio da pressão de uma bomba d’água, as partículas dos gases são retidas no líquido, composto por reagentes que neutralizam substâncias poluentes. Fabricados com materiais altamente resistentes à corrosão, os lavadores de gases são indicados para as mais variadas atividades e materiais tóxicos.

 

Ao operar a partir de uma fonte de energia e nebulizar o meio de lavagem, o lavador de gases pode ser equipado com orifício de passagem anular, vazão pré-ajustada, grau de turbulência e nível de atomização customizados de acordo com a necessidade do cliente.

 

Para que serve um lavador de gases?

O lavador de gases age coletando partículas de gases e vapores nos ambientes. Equipado com um mecanismo de água pulverizada e bicos pressurizados, ele ajuda a controlar a poluição do ar e remove particulados do ambiente. Por isso mesmo, é indispensável em processos industriais variados e obrigatório em diversas atividades.

 

Em geral, utiliza-se o lavador de gases em processos industriais que necessitem processar as emissões de atividades químicas e físico-químicas. Utilizado em várias faixas granulométricas, ele trata poluentes sólidos, gasosos e líquidos, não oferece restrições de temperatura e umidade aos gases e controla substâncias combustíveis.

 

Por que investir em um lavador de gases?

O lavador de gases limpa o ambiente e evita complicações de saúde tanto para quem trabalha em indústrias diversas quanto para quem circula ou habita nas redondezas. Além disso, evita que gases tóxicos se espalhem para a camada de ozônio, se gotas e partículas de limpeza interagirem adequadamente.

 

Nós, da Ventitec, temos vasta experiência em lavadores de gases e, por isso, somos a melhor parceira de quem necessita desse tipo de solução. Fale conosco, solicite um orçamento e veja como garantir o tratamento adequado para gases provenientes de variados processos industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Entre em Contato
Olá 👋
Podemos te ajudar?