Exaustor Centrífugo
O exaustor é um item bastante utilizado em indústrias. Trata-se de uma espécie de ventilador, que circula o ar para desempoeirar o ambiente e garantir a qualidade do ar. Quando usado em locais fechados, equilibra a temperatura e aumenta o conforto térmico.
Está na dúvida sobre o que é um exaustor centrífugo e quais são suas funções? Acompanhe, a seguir, como funciona esse equipamento, indicado para espaços comerciais grandes, industriais ou cozinhas profissionais.
PARA QUE SERVE O EXAUSTOR CENTRÍFUGO
Uma das principais funções do exaustor centrífugo é aspirar pó de lixadeira, madeira e outros resíduos. Desta forma, ele limpa o ar e conserva os ambientes mais agradáveis.
Além de aspirar o pó, o exaustor centrífugo também o insufla. Por isso mesmo, ele é fabricado sob medida, de acordo com as necessidades de cada cliente. Ambientes domésticos também se beneficiam do equipamento, que pode, inclusive, diminuir ruídos.
O formato de caracol do exaustor centrífugo faz com que o ar seja direcionado para a saída, que o joga novamente na atmosfera depois de limpo.Um dos grandes benefícios do exaustor centrífugo é evitar a contaminação por substâncias tóxicas, por meio de um filtro específico. Locais que não possuem ventilação natural se beneficiam muito deste equipamento!
ONDE USAR UM EXAUSTOR CENTRÍFUGO
Responsável por fazer a troca do ar nos ambientes que não possuem ventilação, o exaustor centrífugo pode ser utilizado em:
- Indústrias;
- Estúdios de Gravação;
- Maquinários;
- Residências;
- Obras;
- Fábricas;
- Galpões;
- Academias;
- Restaurantes e bares.
COMO ESCOLHER O MELHOR EXAUSTOR CENTRÍFUGO
Existem algumas perguntas que devem ser respondidas antes de se chegar ao exaustor centrífugo ideal para cada aplicação. São elas:
1. Quanto calor o sistema deverá gerar? Quantos metros cúbicos por minuto de ar serão necessários para um ventilador centrífugo manter um determinado nível de temperatura operacional?
2. Qual será a capacidade global? À medida que o ar é retirado e absorvido pelo exaustor centrífugo, o sistema de arrefecimento vai perdendo pressão de ar.
Quanto mais passagens de ar, maior a margem de erro para o controle da impedância do sistema. Determinar a capacidade global e integridade de um ventilador centrífugo e dos sistemas conexos garantirá a ventilação adequada.
3. Qual é o fluxo de ar necessário? O fluxo de ar e a dinâmica de pressão são as maiores variáveis na escolha de um ventilador. Existem equipamentos que operam a alta pressão, ao passo que outros trabalham em ambientes de baixa pressão.
De forma resumida, os exaustores centrífugos existentes são:
- Hélice
- Axial
- Ventilador Centrífugo
- Fluxo misto
Nós, da Ventitec, trabalhamos com os mais variados tipos de exaustores. Fale com nossos especialistas e obtenha assessoria completa para investir no melhor, de acordo com a sua necessidade.