O exaustor é um item bastante utilizado em indústrias. Trata-se de uma espécie de ventilador, que circula o ar para desempoeirar o ambiente e garantir a qualidade do ar. Quando usado em locais fechados, equilibra a temperatura e aumenta o conforto térmico.
Está na dúvida sobre o que é um exaustor centrífugo e quais são suas funções? Acompanhe, a seguir, como funciona esse equipamento, indicado para espaços comerciais grandes, industriais ou cozinhas profissionais.
Existem algumas perguntas que devem ser respondidas antes de se chegar ao exaustor centrífugo ideal para cada aplicação. São elas:
1. Quanto calor o sistema deverá gerar? Quantos metros cúbicos por minuto de ar serão necessários para um ventilador centrífugo manter um determinado nível de temperatura operacional?
2. Qual será a capacidade global? À medida que o ar é retirado e absorvido pelo exaustor centrífugo, o sistema de arrefecimento vai perdendo pressão de ar.
Quanto mais passagens de ar, maior a margem de erro para o controle da impedância do sistema. Determinar a capacidade global e integridade de um ventilador centrífugo e dos sistemas conexos garantirá a ventilação adequada.
3. Qual é o fluxo de ar necessário? O fluxo de ar e a dinâmica de pressão são as maiores variáveis na escolha de um ventilador. Existem equipamentos que operam a alta pressão, ao passo que outros trabalham em ambientes de baixa pressão.
De forma resumida, os exaustores centrífugos existentes são:
- Hélice
- Axial
- Ventilador Centrífugo
- Fluxo misto
Nós, da Ventitec, trabalhamos com os mais variados tipos de exaustores. Fale com nossos especialistas e obtenha assessoria completa para investir no melhor, de acordo com a sua necessidade.