O exaustor é um item bastante utilizado em indústrias. Trata-se de uma espécie de ventilador, que circula o ar para desempoeirar o ambiente e garantir a qualidade do ar. Quando usado em locais fechados, equilibra a temperatura e aumenta o conforto térmico.

Está na dúvida sobre o que é um exaustor centrífugo e quais são suas funções? Acompanhe, a seguir, como funciona esse equipamento, indicado para espaços comerciais grandes, industriais ou cozinhas profissionais.

 

Para que serve o exaustor centrífugo

Uma das principais funções do exaustor centrífugo é aspirar pó de lixadeira, madeira e outros resíduos. Desta forma, ele limpa o ar e conserva os ambientes mais agradáveis.

Além de aspirar o pó, o exaustor centrífugo também o insufla. Por isso mesmo, ele é fabricado sob medida, de acordo com as necessidades de cada cliente. Ambientes domésticos também se beneficiam do equipamento, que pode, inclusive, diminuir ruídos.

O formato de caracol do exaustor centrífugo faz com que o ar seja direcionado para a saída, que o joga novamente na atmosfera depois de limpo.Um dos grandes benefícios do exaustor centrífugo é evitar a contaminação por substâncias tóxicas, por meio de um filtro específico. Locais que não possuem ventilação natural se beneficiam muito deste equipamento!

 

Onde usar um exaustor centrífugo

Responsável por fazer a troca do ar nos ambientes que não possuem ventilação, o exaustor centrífugo pode ser utilizado em:

  • Indústrias;
  • Estúdios de Gravação;
  • Maquinários;
  • Residências;
  • Obras;
  • Fábricas;
  • Galpões;
  • Academias;
  • Restaurantes e bares.

 

Como escolher o melhor exaustor centrífugo

Existem algumas perguntas que devem ser respondidas antes de se chegar ao exaustor centrífugo ideal para cada aplicação. São elas:
1. Quanto calor o sistema deverá gerar? Quantos metros cúbicos por minuto de ar serão necessários para um ventilador centrífugo manter um determinado nível de temperatura operacional?

2. Qual será a capacidade global? À medida que o ar é retirado e absorvido pelo exaustor centrífugo, o sistema de arrefecimento vai perdendo pressão de ar.

Quanto mais passagens de ar, maior a margem de erro para o controle da impedância do sistema. Determinar a capacidade global e integridade de um ventilador centrífugo e dos sistemas conexos garantirá a ventilação adequada.

3. Qual é o fluxo de ar necessário? O fluxo de ar e a dinâmica de pressão são as maiores variáveis na escolha de um ventilador. Existem equipamentos que operam a alta pressão, ao passo que outros trabalham em ambientes de baixa pressão.

 

De forma resumida, os exaustores centrífugos existentes são:

Hélice

Axial

Ventilador Centrífugo

Fluxo misto

 

Nós, da Ventitec, trabalhamos com os mais variados tipos de exaustores. Fale com nossos especialistas e obtenha assessoria completa para investir no melhor, de acordo com a sua necessidade.

Showing 7 results