Essencial em muitos processos de produção que usam exaustores, a manutenção desses equipamentos remove ar viciado e permite que eles funcionem perfeitamente. Existem dois tipos de manutenção de exaustores: preventiva ou corretiva e vale a pena conhecer como funciona cada tipo para garantir que seu exaustor funcione da maneira adequada.

Exaustores são equipamentos utilizados para remover os ares viciados. Eles contêm motores elétricos e fazem a aeração de ambientes com excesso de temperatura, umidade, fumaça, vapores, mofo, odores ou qualquer outro tipo de poluente. Muitos processos industriais, por exemplo, necessitam de exaustores.

A manutenção dos exaustores é fundamental, já que o funcionamento correto desses equipamentos é uma questão de segurança e saúde.

Quer entender tudo sobre o assunto? Veja, a seguir, como funciona a manutenção dos exaustores!

 

Como funciona a manutenção preventiva de exaustores

A manutenção preventiva dos exaustores garante a limpeza de tubulações e coifas, eliminando quaisquer resíduos. Ela é indicada para prevenir e evitar que os exaustores apresentem problemas ou danos.

Fundamental para manter um bom nível de produtividade, a manutenção preventiva de exaustores permite que eles funcionem com o máximo de potência.

Além disso, traz alto rendimento e eficiência, quesitos fundamentais para otimizar a produtividade do processo industrial em que o exaustor é utilizado

 

Como funciona a manutenção corretiva de exaustores

A manutenção corretiva de exaustores faz a troca de peças danificadas ou desgastadas. Ela pode, ainda, garantir a troca de filtros quando for necessário.

Essencial para eliminar problemas que possam surgir nos exaustores, essa manutenção repara o desgaste natural do equipamento – algo normal com o tempo. Ela é importante para eliminar problemas técnicos recorrentes em sua utilização e reduzir custos com reparos ou troca do equipamento.

A manutenção corretiva dos exaustores elimina defeitos e mantém o equipamento em pleno funcionamento e desempenho. Vale a pena investir nela!

 

Precisa de manutenção para exaustores? Conte com a Ventitec! Somos especialistas na fabricação e manutenção de exaustores. Confeccionamos peças sob medida, de acordo com a sua necessidade e especificações do local em que o equipamento será instalado.