O lavador de gases (também conhecido como depurador de gases) é um equipamento que coleta e trata as partículas de gases e vapores. Fumaça e emissões derivadas de processos industriais são combatidos com o lavador de gases, que evita a contaminação do meio ambiente e adequa uma empresa às boas práticas de sustentabilidade.

Equipado com um mecanismo de água pulverizada e bicos pressurizados, o lavador de gases ajuda a controlar a poluição do ar e remove materiais particulados do ambiente. Entender seu funcionamento ajuda a escolher o modelo ideal para a sua necessidade e compreender por que ele é tão necessário em indústrias diversas.

A seguir, conheça melhor o lavador de gases, seus componentes e vantagens!

Como funciona o lavador de gases e quais são seus principais componentes?

O funcionamento do lavador de gases ocorre por meio da colisão de partículas com um sistema de lavagem com água ou outro tipo de fluido.

Esse equipamento funciona com sprays de água e muita pressão para neutralizar os gases resultantes de depósitos residuais. Assim, eles se transformam em substâncias inofensivas para o meio ambiente e para as pessoas.

Outro princípio muito utilizado para fazer a lavagem dos gases é o da centrífuga, que garante um funcionamento rápido e eficaz do sistema.

De forma detalhada, o lavador de gases é composto por:

· Bicos pulverizadores;

· Anéis Pall-ring;

· Bomba;

· Ventilador Centrífugo;

· Eliminador de gotas;

· Manômetro U;

· Termômetro.

Como é feita a instalação do lavador de gases?

A instalação do lavador de gases é um processo simples. Entretanto, antes disso é preciso dimensionar o equipamento para atender à demanda do local em que será instalado.

Hoje em dia, existem os lavadores de gases de tamanho padrão e os confeccionados sob medida, que atendem diversos tipos de indústrias, de diferentes tamanhos e demandas de volume.

A Ventitec atua, há décadas, na confecção e instalação de lavadores de gases. Fale com nossos especialistas e veja como podemos ajudar no seu projeto!