Você conhece os equipamentos antipoluição? Sabe para que eles servem? Como o próprio nome diz, estes dispositivos têm o objetivo de impedir a proliferação de poluentes da atmosfera industrial. Seu uso pode ser feito tanto para eliminar detritos derivados de processos industriais em ambientes internos quanto externos, preservando o meio ambiente.

Gases, pó, poeira e outros resíduos são muito comuns nas indústrias em geral. Como tratam-se de elementos nocivos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, é imprescindível contar com equipamentos antipoluição, como os oferecidos pela Ventitec.

Quer conhecer melhor o funcionamento dos equipamentos antipoluição? Acompanhe as nossas dicas, a seguir!

 

O que são equipamentos antipoluição?

Ambientes industriais de diversas atividades produtivas precisam de filtros de ar e equipamentos antipoluição. Eles garantem que resíduos como pó, fumaça, gases e outros detritos sejam eliminados e não causem males às pessoas e nem à natureza.

Indústrias siderúrgicas, automotivas, de amianto, borracha, carvão, grãos, fibras alimentares, anilina, mineração, cal e muitas outras se beneficiam dos equipamentos antipoluição.

Eles, inclusive, compõem uma vasta gama de soluções, que se adaptam às necessidades de cada indústria.

 

De forma resumida, os equipamentos antipoluição se resumem a:

 

 

Quer entender o funcionamento de cada um? Nós te explicamos a seguir!

Filtros são equipamentos antipoluição indicados para eliminar o pó seco em ambientes de moagem, misturas, lixamentos, cabines de pintura e outros procedimentos que resultam em pó seco com potencial contaminante.

Dependendo do modelo do equipamento antipoluição, e após uma minuciosa avaliação, os filtros podem utilizar cartuchos, tecidos especiais ou celulose para fazer a filtragem do ar.

Já o lavador de gases também é outro equipamento anti poluição industrial que faz a coleta de gases e vapores contaminados. Seu trabalho é feito com bicos de spray e água pulverizada por meio de bombas, através de coleta de partículas. Ele é fundamental e item obrigatório em várias aplicações industriais.

Há, ainda, os coletores de pó, indicados para fazer a retenção de partículas sólidas e secas que resultam de atividades industriais. Eles são muito eficientes em locais como cabines de pintura, jateamento, fundição, máquinas e trabalhos com cimento.

Filtros absolutos, por outro lado, são equipamentos antipoluição com vasta aplicação, incluindo laboratórios, indústria de alimentos, ambientes hospitalares, indústria química, indústria farmacêutica, indústria eletroeletrônica, caixas terminais, capela de fluxo laminar e câmaras de segurança biológica.

 

Qual é o equipamento antipoluição mais indicado para a sua necessidade? Os especialistas da Ventitec podem te ajudar a encontrar as melhores soluções, com máxima eficiência e qualidade!