Você sabe como funciona um exaustor centrífugo? Este ventilador, que tem a função de movimentar o ar de um sistema anti-poeira ou de ventilação, é fundamental em diversas aplicações industriais. Neste sistema, a centrifugação é realizada de forma que o ar entra com uma velocidade baixa pelo centro do rotor e é lançado a 90° em relação ao eixo, com uma velocidade alta.

Com esta solução, o ar acelera conforme é aumentada a distância do eixo por meio da rotação. Depois, o ar é direcionado para o bocal de saída do ventilador, que o despeja na atmosfera.

A seguir, entenda o funcionamento do exaustor centrífugo e quando ele pode ser utilizado!

 

Quando o exaustor centrífugo é utilizado 

Um sistema de exaustão se beneficia do exaustor centrífugo em diversos momentos.

Diferentemente dos ventiladores axiais, que realizam movimento paralelo ao eixo do rotor, o exaustor centrífugo faz a movimentação do fluido em relação ao eixo.

O exaustor centrífugo é essencial em um sistema de desempoeiramento, pois movimenta ar e gases. Ele pode ser instalado antes ou depois de um filtro, para trabalhar tanto com ar limpo, quanto com material.

Outra finalidade deste exaustor é trabalhar a qualidade de um produto, evitando contaminação por substâncias tóxicas. Isso acontece por meio de um filtro, que torna o clima agradável e seguro, especialmente onde não há ventilação natural.

Para que funcione perfeitamente, um motor elétrico ou a combustão realiza a conversão de energia elétrica em energia mecânica, fazendo a rotação do rotor, que é acoplado ao eixo do motor.

Por ser uma máquina que suporte serviços pesados, com altas rotações e até grande potência, dependendo da necessidade, o exaustor centrífugo requer alguns cuidados de manutenção para que funcione perfeitamente.

 

Onde o exaustor centrífugo pode ser utilizado

O exaustor centrífugo pode ser utilizado em diversos locais e aplicações. Os principais são:

  • Indústrias;
  • Estúdios de Gravação;
  • Maquinários;
  • Residências;
  • Obras;
  • Fábricas;
  • Galpões;
  • Academias;
  • Restaurantes e bares.

 

Como uma de suas principais funções é aspirar pó de lixadeira, madeira e outros resíduos para limpar o ar, ele geralmente é indicado para espaços comerciais grandes, industriais ou cozinhas profissionais, e no geral trabalha fazendo a manutenção das condições e temperatura dos ambientes.

Dependendo da especificação e necessidade, ele é confeccionado sob medida. Seu formato de “caracol” garante que o ar seja direcionado para a saída que o despeja novamente na atmosfera depois de limpo.

A Ventitec trabalha com diversos tipos de exaustores e sistemas de exaustão. Fale conosco e veja como é possível obter uma assessoria completa, considerando as necessidades do seu projeto!