Fabricado com o intuito de reter partículas sólidas e secas, o coletor de pó é item fundamental em aplicações industriais e pode ser tanto fixo quanto móvel, permitindo que seja utilizado em diversas máquinas. Essencial para garantir a limpeza do ambiente e a saúde dos trabalhadores, esse item pode, ainda, ser feito sob medida.

Em geral, as aplicações do coletor de pó envolvem procedimentos que gerem pó ou poeira e que sejam derivados de indústrias. Por meio de seus filtros, confeccionados com elementos em poliéster, o coletor de pó pode ter dimensões, cores, tipo de fechamento e inclusão de ciclones totalmente personalizado de acordo com a necessidade de cada local.

Quais são as principais aplicações do coletor de pó

As aplicações do coletor de pó mais comuns são em máquinas, cabines de pintura a pó, de jateamento, fundições e indústrias de cimento. Em geral, elas contam com diversos coletores de pó em máquinas específicas, porém, é possível, ainda, contar com o coletor de pó móvel, que pode ser transportado de um local a outra, dependendo da necessidade de momento.

Como funciona um coletor de pó

Com grande capacidade de retenção, o coletor de pó viabiliza o uso de ventiladores com pressões mais baixas que outros elementos filtrantes. Funcionando como um motor com dispositivo de sucção, ele aspira o ar expelido para um tubo, denominado saco de recolhimento, que é retirado depois de todo o processo.

Como funciona o coletor de pó portátil

Com um coletor de pó portátil, equipado com rodas na parte inferior, o equipamento pode ser deslocado para a máquina que expelirá os resíduos. Existem, ainda, as variantes de coletor ligado a várias máquinas para otimizar os recursos do equipamento.