Você já ouviu falar sobre lavadores de gases? Sabe qual é a utilidade deste equipamento? Neste artigo, explicaremos como funciona e quais são os benefícios dos lavadores de gases. Confira!

 

O que é um lavador de gases?

O lavador de gases é um equipamento que atua para coletar todas as partículas de gases e de vapores nos ambientes. Ele conta com um mecanismo de água pulverizada e bicos pressurizados. Quando em operação, o equipamento ajuda a controlar a poluição do ar, removendo materiais particulados do ambiente. O processo de funcionamento do lavador de gases ocorre por meio da colisão de partículas com um sistema de lavagem com água ou outro tipo de fluido.

O dispositivo do lavador de gases normalmente emprega a água pulverizada e conta com uma câmara. No ato da coleta das partículas, acontece uma colisão das gotas e dos resíduos. Após essa coleta, basta empregar processos mecânicos para eliminar as gotas e as partículas de impurezas.

 

Benefícios do lavador de gases

São diversos os benefícios diretos dos lavadores de gases. Com a correta interação entre gotas e partículas de impurezas, o ambiente fica mais limpo e seguro para a saúde. Além disso, o lavador de gases também reduz o fluxo de gases e poluentes provenientes de processos industriais.

O equipamento opera a partir de uma fonte de energia e trabalha para nebulizar o meio de lavagem. O lavador pode ter um orifício de passagem anular, vazão pré-ajustada, grau de turbulência e nível de atomização apropriados para cada tipo de ambiente, entre outras características.

Em geral, os lavadores são empregados em processos industriais que precisam processar os gases resultantes de atividades químicas e físico-químicas. Os aparelhos modernos podem ser usados em várias faixas granulométricas. Cada indústria pode solicitar um perfil de lavador ideal para a sua atividade, de acordo com as necessidades e demandas de cada segmento.

Entre as vantagens do lavador de gás, é possível citar:

  • Tratamento de poluentes sólidos, gasosos e líquidos;
  • Operação eficiente em variadas condições;
  • Sem restrição de temperatura para gases;
  • Sem restrição de umidade para os gases;
  • Controle de substâncias combustíveis;
  • Perfil compacto;
  • Permite o desenvolvimento de projetos personalizados.

Para mais informações sobre os lavadores de gases, entre em contato com os profissionais da Ventitec Li-AR! A empresa é especializada neste tipo de sistema e conta com um amplo portfólio de projetos realizados de forma bem-sucedida!

 

Conheça a Ventitec Li-AR

A Ventitec Li-AR é uma companhia que atua na fabricação de sistema de ventilação industrial. A empresa tem mais de 20 anos de experiência neste mercado e é considerada uma referência no desenvolvimento de projetos sob medida em sistemas de ventilação e exaustão para indústrias de todos os portes. A equipe de engenharia da Ventitec Li-AR trabalha com total precisão, planeja e instala projetos e, ainda, oferece ao cliente assessoria jurídica ambiental. Fale com a Ventitec e saiba mais!