Existem muitos tipos de exaustores industriais atualmente. Cada um é destinado a uma finalidade específica e tem um objetivo. Eles podem ser centrífugos ou axiais, industriais de telhado ou de parede. No momento de escolher o melhor, é essencial conhecer esses modelos e entender qual é o melhor para você.

O exaustor centrífugo é fundamental para manter o ambiente industrial com o mínimo de partículas de fuligem, substâncias e gases tóxicos que prejudicam a qualidade de vida de colaboradores da empresa. Além disso, reduz os riscos químicos, já que as indústrias não liberam esses produtos diretamente no ambiente.

Quer entender melhor como funciona o exaustor centrífugo? Acompanhe!

 

O que é um exaustor centrífugo industrial e por que utilizá-lo?

O exaustor centrífugo é um equipamento essencial à indústria, pois é capaz de reduzir os níveis de partículas no ambiente, promovendo um local mais saudável para que colaboradores trabalhem e se desenvolvam. Com isso, há maior produtividade, limpeza e segurança nos processos.

Muitas empresas, ainda hoje, lançam resíduos tóxicos no ambiente, gerando riscos químicos. Isso coloca em risco o meio ambiente e as pessoas que trabalham com esses processos.

O exaustor centrífugo é um grande responsável por renovar o ar, combatendo a poluição e minimizando riscos à saúde de trabalhadores. Sua instalação, no entanto, deve considerar as caraterísticas do local e o topo de exaustor necessário.

Para te ajudar nessa escolha, a seguir, falamos sobre os tipos de exaustores industriais:

 

Exaustor industrial axial

Ele pode ser confeccionado em aço carbono, zinco ou inox. Ele é indicado para quem busca uma boa troca de ar em ambientes fechados, como casas de festas, bares, lojas, pequenas indústrias ou lojas.

Esse tipo de exaustor industrial pode ser fixado em telhados ou paredes e podem ser utilizados para a ventilação do ambiente, colaborando para eliminar fumaças e controlando a umidade.

 

Exaustor industrial centrífugo

Esse modelo de exaustor industrial trabalha com diferentes pressões e vazões. Por isso mesmo, sua indicação é para locais maiores, como indústrias de médio e grande porte, além das metalúrgicas.

Ele é capaz de operar em espaços submetidos a materiais corrosivos e inflamáveis, como a solda e gases, por exemplo. Dependendo da pressão, os exaustores centrífugos também trabalham como aspiradores de pó e fumos de solda e corte térmico, sendo indicados também para empresas que operam com esse tipo de material.

Os exaustores industriais centrífugos também renovam o oxigênio do ambiente, climatizando o ar. Além disso, trabalham com altas vazões e pressões e baixo consumo energético.

 

A Ventitec é especializada no fornecimento de exaustores centrífugos para as mais variadas finalidades. Entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos ajudar a encontrar a solução ideal!