Ventitec

Lavador de gases: item obrigatório ou opcional?

Lavador de gases: item obrigatório ou opcional?

Lavador de gases: item obrigatório ou opcional?

É obrigatório ter um lavador de gases? Este equipamento, usado no controle da poluição do ar, remove o material particulado de um fluxo de gás promovendo a colisão dessas partículas com gotas de um meio de lavagem (geralmente água). Em muitos locais, o lavador é, sim, obrigatório. Entretanto, há exceções.

A função de um lavador de gases é controlar a exposição do ambiente, de usuários ou vizinhos de soluções químicas que estejam sendo expelidas. Por isso, ele limpa, neutraliza e reduz a contaminação de gases que fogem para o ambiente.

Quer saber se é obrigatório ter um lavador de gases? Veja, a seguir, quando é preciso investir em um!

 

É obrigatório ter um lavador de gases?

 

Embora não seja obrigatório, ter um lavador de gases é algo recomendável para inúmeros estabelecimentos, principalmente indústrias ou locais que exalem gases.

Sua obrigatoriedade depende dos órgãos ambientais de cada região, que indicam como o gás deve ser descartado, qual é o limite de exposição, de tolerância após a exaustão e se a concentração justifica ou não ter um lavador.

São muitos os estabelecimentos que possuem lavadores de gases e se beneficiam do seu trabalho. Sua instalação contribui, inclusive, para que uma empresa seja mais sustentável e comprometida com o meio ambiente.

 

Para que serve um lavador de gases?

 

O lavador de gases tem como finalidade reduzir vapores básicos e ácidos, bem como controlar odores e despoluir tanques.

O Lavador de Gases funciona da seguinte maneira: por meio da pressão de uma bomba d’água, as partículas dos gases ficam retidas no líquido, que é composto por reagentes que neutralizam as substâncias poluentes.

Por lidarem constantemente com produtos químicos, os lavadores de gases são feitos com materiais que possuem uma alta resistência à corrosão.

Dentre os produtos que podem ser eliminados com sua utilização estão:

  • Fuligem;
  • Vapores de gordura;
  • Lixamentos;
  • Pó de carvão;
  • Talcos, etc.

Caso seja necessário, o lavador de gás também promove o resfriamento dos gases coletados, para posterior neutralização.

Quer saber como escolher o melhor lavador de gases para a sua aplicação? Fale com a Ventitec! Somos especialistas nisso há décadas e podemos ajudar na escolha e adaptação do modelo mais adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Entre em Contato
Olá 👋
Podemos te ajudar?