Você sabe qual a finalidade do coletor de pó?

Dentro do ambiente industrial, a higiene também deve ser uma das prioridades da equipe de profissionais durante o trabalho. A partir desse conceito, o uso de equipamentos de limpeza é crucial para que os trabalhadores possam ter o maior desempenho dentro da indústria. 

Com isso, torna-se preferencial o uso do coletor de pó. Em termos de segurança e limpeza, o coletor de pó é um dos equipamentos mais importantes para se ter dentro da empresa que trabalha com a operação de máquinas.
Ao utilizar maquinários pesados, é muito comum a criação de pó ou sujeira. Essa poeira pode conter partículas que são amplamente prejudiciais ao operador e às pessoas que estão ao redor das máquinas e precisam trabalhar no local. 

Funcionamento

O coletor de pó funciona como um motor com um dispositivo de sucção, que aspira o ar expelido para um tubo que é ligado ao motor, chamado de saco de recolhimento. O tamanho do motor, do tubo e do saco que armazena a sujeira sugada pode variar, dependendo das necessidades do ambiente.

Normalmente, o coletor de poeira é projetado para acompanhar a máquina desejada. Com isso, torna-se mais facilitado o processo de limpeza do equipamento, dando a remoção adequada à sujeira.

Além disso, o coletor pode ser portátil, com rodas na parte inferior que funcionam para deslocar o equipamento entre as máquinas. Existem também os coletores ligados a várias máquinas, maximizando os esforços do equipamento.

Aplicações e características do coletor de pó

Os coletores de pó podem ser utilizados em diversas aplicações, sempre com o intuito de reter partículas sólidas e secas, como em máquinas, cabines de jateamento, cabines de pinturas a pó, fundições, cimento, entre outros.

Os filtros são feitos de cartuchos com elementos em poliéster, disponibilizando uma capacidade de retenção extraordinária e uma permeabilidade ao ar, o que permite o uso de ventiladores com pressões mais baixas que outros elementos filtrantes. Outras escolhas sob medida para o consumidor podem ser disponibilizadas no equipamento, como as cores e as dimensões, tipo de fechamento e inclusão de ciclones ou acessórios.