Qual a importância dos exaustores para a indústria?

Entre as prioridades dentro do ambiente industrial, a qualidade de vida e o bem-estar das equipes aparecem com destaque, estando diretamente relacionados ao desempenho do trabalhador. Seja em uma empresa nacional ou multinacional, existem equipamentos que são obrigatórios e de grande valia, como é o caso do exaustor.

Os principais benefícios do uso de exaustores dentro da indústria são maior desempenho, melhoria do ambiente interno e eficiência. O exaustor faz parte do sistema de ventilação industrial, que tem um papel muito importante na busca de conforto e qualidade para o ambiente de trabalho, tornando-se um item crucial e obrigatório para o funcionamento de uma fábrica.

Atuação e tipos de exaustores industriais

Em suma, os exaustores para indústria atuam em dois fatores no ambiente de trabalho. O primeiro é a qualidade do ar e o segundo é o conforto térmico ou temperatura ambiente. Além disso, eles podem desempenhar um papel importante na eficiência das máquinas usadas na indústria.

Além da utilização no ambiente industrial, por conta de sua capacidade de movimentar o ar no local, o exaustor também pode ser aplicado em ambientes que buscam refrigeração e secagem, como ginásios e academias. Para escolher o tipo certo de exaustor, o indivíduo deve estar ciente de qual equipamento se adequa melhor às suas necessidades. Entre eles, estão:

  • Exaustor Axial: é utilizado para grandes volumes de ar e baixas pressões, com fluxo paralelo ao eixo do exaustor. Tem baixa potência.
  • Exaustor Eólico: não precisa de energia elétrica e é usado a partir da força do vento. Mecanismo simples e que atua com o intuito de diminuir a temperatura do local desejado.
  • Exaustor Centrífugo ou Siroco: usado para exaustão setorizada, como em áreas de soldagem, moagem e corte de metais. Depende de eletricidade.

Dentro do sistema de exaustão, outros componentes também estão presentes, como os ductos para movimentar o ar e os filtros de purificação.

Vantagens dos exaustores industriais

Além da melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, o exaustor pode diminuir a propagação de doenças. Dentro de um ambiente com aglomeração de pessoas, a transmissão de microrganismos é facilitada. Com o exaustor, o ar pode ser renovado frequentemente, evitando que aconteça esse tipo de situação.

Além disso, o exaustor elimina odores e gases, removendo fumaças provenientes da produção, além de regular as emanações gasosas em indústrias químicas e de automobilismo.

A Ventitec conta com uma linha especializada nas necessidades do consumidor, com funcionários preparados e qualificados para realizar o melhor atendimento e dar todo o suporte necessário durante a compra e a instalação do exaustor desejado. Faça o seu orçamento com a Ventitec e escolha um produto que garanta o bem-estar no ambiente de trabalho.