Lavadores de gases são equipamentos utilizados em quase todas as indústrias para operarem de forma limpa e segura, atendendo às mais rígidas legislações ambientais. Esse sistema de tratamento de emissões atmosféricas trabalha diversos compostos, retendo e neutralizando componentes químicos gasosos.

Controlar a poluição atmosférica é algo possível com a remoção de particulados ou gases de exaustão. Com o lavador de gases, praticamente todos os tipos de plantas industriais têm benefícios.

Quer entender os compostos tratados pelo lavador de gases industriais? Acompanhe as nossas dicas a seguir!

 

Como funcionam os lavadores de gases

Lavadores de gases utilizam líquidos para lavar, resfriar ou reagir com as substâncias poluentes contidas nos gases de processos que são liberados para a atmosfera.

Em geral, esses equipamentos são indicados para o tratamento das emissões gasosas para a atmosfera e, especialmente, em gases ácidos como Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Sulfídrico (H2S), Ácido Clorídrico (HCl), entre outros.

Quanto maior for o tempo de residência e maior for o aumento da área de contato com o líquido nos recheios, maior será a eficiência na remoção desses poluentes. Assim, os gases eliminados ficam saturados de umidade e apresentam uma pequena pluma de vapor de água na chaminé.

Um dos benefícios do uso do lavador de gases é a reutilização de resíduos. Isso porque as substâncias indesejadas, que foram transformadas de gases para líquidos, podem ser reaproveitadas em alguns casos, como na confecção da cal base, utilizada no tratamento de gases de caldeiras em plantas termoelétricas.

 

Quais são os tipos de lavadores de gases

A escolha do tipo de Lavador de Gases depende das características dos poluentes e gases a serem tratados. Outros quesitos são eficiência requerida, perda de carga, sólidos contidos na entrada e saída, custo de energia e operação.

Eles podem ser confeccionados em diversos modelos, que são:

 

Horizontal

Indicados para utilização quando tamanho e espaço disponíveis são limitados ou impeditivos para a instalação. O Lavador de Gases Horizontal é bem mais compacto e pode ser instalado em ambientes e espaços reduzidos.

Sua eficiência é igual à do lavador vertical. Além disso, seu formato de caixa pode ser facilmente adaptado ao espaço e à necessidade.

 

Vertical

Esses lavadores são recomendados para aplicações químicas. Eles possuem tamanho compacto, baixa perda de carga e alta eficiência.

Dependendo das propriedades e características dos gases de entrada, poderão ser utilizados dois tipos de lavadores: bicos atomizadores ou com recheios internos.

 

Nós, da Ventitec, temos décadas de experiência na fabricação e comercialização de lavadores de gases. Fale com a nossa equipe e veja qual é o modelo ideal para você!